Considerado um ícone da guitarra brasileiro, Tomati surpreende os fãs com sua sonoridade popular e estilo contemporâneo, apresentando composições próprias e versões de "standards" brasileiros e internacionais em arranjos elegantes e sofisticados que fundem elementos musicais como MPB, rock, bossa nova, jazz e blues, fazendo sua guitarra cantar melodias extremamente cativantes, vindas do fundo da Alma.
Tomati começou a tocar "de ouvido" desde criança, estudou violão com Luiz Antônio Ruiz, Música Brasileira na renomada escola "Clam" - Centro Livre de Aprendizagem Musical - do Zimbo Trio, em São Paulo e graduou-se no "GIT - Guitar
Institute of Technology" em Hollywood - Califórnia (1988), se destaca pela versatilidade e conhecimento musical.
Tem vários discos gravados e participou da gravação de inúmeros discos de amigos e artistas de renomados assim como seus amigos também gravaram com ele. Em um de seus álbuns autorais, "Lord's Children"
(2000), contou com a colaboração de várias estrelas do mundo da música mundial, entre elas, Scott Henderson, Mike Stern, Nana
Vasconcelos, Nico Assumpção, Marcio Montarroyos, Kirk Covington, Tony Hall, Sara Chretien, Joel Taylor, só para citar alguns.
Acompanhou vários artistas em shows e turnês no Brasil e no exterior, como Eduardo Araújo, Afonso Nigro, Supla, Marcio Montarroyos, Nico Assumpção, Léo Gandelman, Fáfa de Belém (Brasil, Europa e África), Michelle Spinelli, Rene Nunes (Córsega), entre outros.
Representou, no Brasil, várias marcas do mercado musical, nacionais e internacionais como Roland/Boss, Ernie Ball Strings, Gibson, Marshall, Washburn, Suhr, Samick, Godin, Dolphin, Tagima, Music Maker, Kemper, Albion, Moog, Mission, Mono Bags, Eventide, K&K, iBox, Johnson amps, Dean Markley, Giannini, Ramá, Tiguez entre várias outras.
Atualmente, representa as marcas Ernie Ball, Eventide Audio, Roland/ Boss e Lekato.
Lecionou dois anos consecutivos no Festival de inverno de Campos do
Jordão ao lado do maestro Roberto Sion e Phil Wilson da Berklee College of Music. Idealizou, produziu e traduziu workshops de grandes músicos internacionais no Brasil como Scott Henderson, Mike Stern, Frank Gambale, Joe Zawinull, Michael Becker, Joe Lovano, etc.
Participou do show de Harry Connick Jr. na edição do Free Jazz Festival de 1995, em São Paulo e abriu os shows do Take 6, Jimmy Smith no Marantz Jazz Soundz um evento musical importante realizado em 1998 no Bourbon Street Music Club, renomado espaço de jazz e blues no bairro de Moema, em São Paulo.
Tomati leva sua guitarra a diferentes palcos, formações e atmosferas, explorando inúmeras possibilidades musicais com a mesma identidade marcante que o consagrou. Do intimista ao poderoso, do groove ao improviso, cada projeto revela uma nova faceta da sua arte. Confira ao lado os trabalhos que ele apresenta pelo Brasil e pelo mundo e descubra qual vibe combina com o seu momento.
O Projeto Guitar Fusion é uma iniciativa educacional e artística criada pelo guitarrista Brasileiro Carlos Tomati, com o objetivo de registrar, organizar e transmitir seu conhecimento musical acumulado ao longo de décadas de atuação professional na Tv., palcos e escolas de música. O projeto começa com o GUITAR FU510N VOL. 1 – DNA GIT 1987 – O legado dos meus mestres. Tomati compartilha nos videos, usando um braço de guitarra virtual, o método didático dos seus professors no GIT-Guitar Institute Of Technology. As maneiras básicas pelas quais os dominantes operam: "estática" e "funcional", sobre as tonalidades Maiores, Menores e Dominantes. Conceitos que movem a improvisação "dentro e fora" dos acordes, usando as variações dos acordes dominantes de forma sofisticada.
Tomati destaca-se como um dos mestres da guitarra-fusion, influenciando gerações de guitarristas no Brasil. Quem conhece o guitarrista apenas pela sua participação em talkshows do Jô Soares na Tv. está perdendo a melhor parte, a música de Carlos Tomati. Em suas composições podemos ouvir a brasilidade misturada com rock, jazz e blues, resultado da fusão de influências diversas de artistas como João Gilberto, Elis Regina, Jimi Hendrix, Scott Henderson, Paco de Lucia, Miles Davis, Tom Jobim, Pat Metheny, Milton Nascimento, Jeff Beck, Helio Delmiro, Joe Pass, Allan Holdsworth, Nana Caymmi, Pat Martino, Roberto Carlos, Michael Brecker, Raul Seixas, Joe Zawinul, Wayne Shorter, Gil, Caetano, Chico Buarque, Baden e Vinícius, Jaco Pastorius, Villa-Lobos, Oscar Peterson, Cartola, entre milhares de outros, artistas e bandas, que contribuíram para a extrema versatilidade musical do guitarrista. Partituras de guitarra, com tablaturas e de piano, completas, com clave de Fá, permitem que os fãs tenham acesso aos temas intricados, harmonias, linhas de baixo e histórias das inspirações por trás de cada composição do guitarrista. E explique que o projeto Partituras é um projeto em expansão que começou com 5 partituras de piano, duas delas já estão prontas para guitarra, com tablaturas, as restantes estão em andamento. O projeto Partituras pretende criar maior interação musical entre o guitarrista e seus fãs que o conhecem somente da Tv., mostrando seu lado compositor. Você gosta de alguma música do guitarrista Tomati e gostaria de ter a partitura dela para aprender a tocar? Entre em contato e faça seu pedido, ela pode ser a próxima.
O Tomati Power Trio apresenta composições autorais cheias de energia, misturando riffs marcantes, improvisos eletrizantes e a assinatura única da guitarra de Tomati. O formato enxuto traz mais liberdade harmônica ao guitarrista e intensidade ao palco, com grooves fortes e clima contagiante. Em suas composições podemos ouvir a brasilidade misturada com rock, jazz e blues, resultado da fusão de influências musicais diversas de João Gilberto e Elis Regina a Miles Davis e Jaco Pastorius, passando por Wayne Shorter e Villa-Lobos, só para citar alguns entre outros, artistas e bandas, que contribuíram para a versatilidade musical do guitarrista. Já fizeram parte dos Power Trios de Tomati grandes musicos como Joel Taylor, Nico Assumpção, Sandro Haick, Thiago Espírito Santo, Glecio Nascimento, Turquinho Filho, Rubem Farias, entre outros. Tomati prepara novo álbum com o seu Power Trio, trazendo, entre outros, os temas Influenza, H1N1 A Batalha, Clexane e Amigos Distantes, que escreveu inspirado no tempo em que esteve hospitalizado com h1n1, em 2013. Esse projeto encontra-se em fase de captação de recursos. Interessados, favor entrar em contato.
O “Bossa Fusion Duo” celebra a música brasileira com uma fusão eletrizante de bossa nova, jazz, blues e afro-sambas. No repertório, Tom Jobim, Baden Powell, Chico Buarque, Caetano, Gil, Burt Bacharach, Herbie Hancock, Djavan, Milton Nascimento, entre outros. Tomati cria novos arranjos de clássicos da MPB com camadas ricas de harmonia e solos de guitarra, enquanto a voz marcante de Michelle conduz as poesias e as melodias dos nossos maestros com emoção e swing. O resultado é um show de duo que soa como um quarteto, com energia, sofisticação e brasilidade moderna. Uma experiência cativante que conecta plateias ao redor do mundo com muito ritmo, estilo e autenticidade. O repertório é versátil e adaptado a diferentes tipos de eventos e públicos, oferecendo desde apresentações intimistas - duo - até performances vibrantes - com banda - que transformam qualquer evento em uma experiência musical cativante e inesquecível.
Dono do clube de jazz "Planet Jazz", na rua Oscar Freire, que trouxe a banda do saxofonista Ernie Watts, Nico Assumpção Trio (com Tomati na guitarra e Joel Taylor na bateria), a banda do guitarrista Faiska, o grupo de Teco Cardoso, além de produzir o show da banda "Tribal Tech" (Scott
Henderson, Gary Willis, Kirk Covington e Scott Kinsey) em São Paulo.
De 1998 até 2015, Tomati fez história na televisão brasileira tocando guitarra nos talk shows do apresentador Jô Soares (nosso David Letterman Brasileiro) e teve a oportunidade de tocar ao lado de centenas de artistas nacionais e internacionais como Chick Corea, George Benson, Roberto Carlos, Tony Bennett, Diana Krall, Deep Purple, Mark Knopfler, Ron Carter, Joe Satriani, Elza Soares, Emílio Santiago, Ed Motta, Ivan Lins entre vários outros, além de apresentar seus projetos Solo "THT - Tomati Homeless Trio", "Tomati Power Trio", "Bossa Fusion Duo” com a cantora Michelle Spinelli e também criar trilhas ao vivo para os convidados dos talk shows, tornando-se um dos mais consagrados guitarristas do Brasil e internacionalmente conhecido pela emissora "Globo Internacional" que transmite sua programação para mais de 200 países.
Tomati também participou da gravação ao vivo do Cd "Jô Soares e O
Sexteto", durante as turnês pelo Brasil, tocando sua guitarra e escrevendo três arranjos para o disco. "Making Whoopee" "Enkrenka" e
"Um Croquete".
De 1998 até 2015, Tomati fez história na televisão brasileira tocando guitarra nos talk shows do apresentador Jô Soares (nosso David Letterman Brasileiro) e teve a oportunidade de tocar ao lado de centenas de artistas nacionais e internacionais como Chick Corea, George Benson, Roberto Carlos, Tony Bennett, Diana Krall, Deep Purple, Mark Knopfler, Ron Carter, Joe Satriani, Elza Soares, Emílio Santiago, Ed Motta, Ivan Lins entre vários outros, além de apresentar seus projetos Solo "THT - Tomati Homeless Trio", "Tomati Power Trio", "Bossa Fusion Duo” com a cantora Michelle Spinelli e também criar trilhas ao vivo para os convidados dos talk shows, tornando-se um dos mais consagrados guitarristas do Brasil e internacionalmente conhecido pela emissora "Globo Internacional" que transmite sua programação para mais de 200 países.